Quais efeitos e consequências da Alienação Parental?

A prática da alienação parental pode ter por consequência a perda da guarda em favor daquele que sofre os efeitos da alienação parental. E traz muitos malefícios aos filhos.

A alienação parental é uma prática que ocorre quando um dos pais ou responsáveis por uma criança ou adolescente tenta afastá-lo do outro genitor, com o objetivo de prejudicar o relacionamento entre ambos. Essa prática pode ocorrer de diversas formas, como fazer críticas e difamações do outro genitor, dificultar o contato entre a criança e o outro genitor, manipular a criança para que ela passe a ter aversão ao outro, entre outras formas de comportamento que visam minar o vínculo entre a criança e o outro genitor.

A prática da alienação parental pode ter consequências graves para a criança ou adolescente, como: imensas dificuldades de relacionamento: A criança ou adolescente pode ter dificuldades em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, tanto com os pais quanto com outras pessoas, por conta das tensões e conflitos gerados pela alienação parental.

Pode desenvolver baixa autoestima e sentimento de rejeição, especialmente se sentir que um dos pais não a ama ou a aceita.

o filho que é vítima de alienação parental pode ter problemas de saúde mental, como por exemplo desenvolver ansiedade, depressão, transtornos de humor e outros problemas de saúde mental.

A prática da alienação parental ainda pode trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional e cognitivo, apresentar dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento, tanto em casa, como na escola e em sua vida social.

Pode ainda trazer problemas de identidade, já que sua percepção de si mesma pode ser influenciada pela imagem que o genitor alienador passa do outro genitor. 

A alienação parental é uma forma de violência psicológica contra a criança ou adolescente e é proibida por lei em muitos países, incluindo o Brasil. Se você é pai ou mãe e percebe que está sendo vítima ou perpetuando a alienação parental, é importante buscar ajuda profissional da saúde mental para lidar com essa situação de forma saudável e não prejudicar o bem-estar emocional da criança ou adolescente.

Mas se o alienador continua com o comportamento, é importante procurar um advogado que tenha condições de avaliar, junto com o profissional da saúde mental, a melhor forma de diminuir os efeitos nefastos ao menor, bem como cuidar para que a criança tenha um novo responsável e fixe a residência com o genitor que melhor decidir e agir em seu benefício.

Estamos prontos para atuar nas situações mais delicadas, com profissionais especializados.

Conte conosco para ajudar a solucionar as questões familiares. Ficou em dúvida? Envie uma mensagem que responderemos.

Luciana Rezende
Advogada especializada famílias e laços familiares, seus bens e seus imóveis.

Siga nossas redes:

https://goo.gl/maps/AvMT26WUkoGT2Rd86
https://www.linkedin.com/in/luferezende/
https://www.instagram.com/luferezende/
https://www.facebook.com/lucianafrezende
https://www.lucianarezende.adv.br
https://twitter.com/luferezende
Youtube https://www.youtube.com/@advogadalucianarezende

Compartilhe

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência em nossas páginas.
Ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade