Luciana F. Rezende Caldeira
Advogada
Fundadora | Advogada da Família | Advogada de Sucessões | Advogada Imobiliária
- E-mail :advocaciaprotetiva@gmail.com
Minha História
Mulher, advogada, esposa e mãe. Só aí já são muitas atribuições complexas e agradáveis.
A necessidade cria a força! Filha do meio de 5 irmãos, criada na região do Barreiro em BH, iniciei minha formação em escolas públicas, comecei a trabalhar com 13 anos como faz tudo numa grande rede de restaurantes. Em razão da condição financeira apertada foi necessário deixar a escola e buscar trabalho.
Por gostar tanto de gente, iniciei atendendo a banquetes no restaurante e daí fui migrando para a área comercial, tendo vendido roupas, planos de saúde, cosméticos e tudo o que aparecia. Migrei para a função de secretária, quando tomei gosto pela organização e controle de dados.
Trabalhei também em transportes, ocasião em que tive primeiros contatos com a área da qualidade, que me identifico até hoje.
Dos caminhões para as máquinas de costura, comecei no PCP e cheguei à gerência de uma confecção, aos 23 anos. Fiquei ali por 7 anos, muito satisfeita por lidar com gente, ajudar no desenvolvimento da equipe e da empresa.
Mas motivos pessoais fizeram o papel de musa inspiradora para o direito.
De uma hora pra outra me vi no meio de vários processos, um carro destruído e uma relação terminada me colocaram no polo ativo e no passivo de ações judiciais. Resolvi me virar e aprender as leis e os motivos pelos quais tudo aquilo estava acontecendo.
Pois bem, tomei gosto pela coisa, passei por estradas tortuosas e cheias de obstáculos, e cá estou advogada e mentora de advogados, cansando o corpo e descansando a mente com esportes, muito satisfeita e feliz com a profissão que escolhi e com as pessoas que convivo no exercício da profissão.
O Direito das Famílias me permite ajudar na mudança da sociedade, construir com uma pessoa de cada vez a mentalidade necessária à paz. Nos processos que envolvem pessoas e seus sentimentos é muito importante a empatia, a quantidade de amor suficiente para perceber que muitas vezes aquela pessoa nervosa está apenas pedindo socorro.
O Direito das Sucessões tem sua necessidade iniciada com a morte ou a ausência. Não há dor maior que a perda de um ente querido, então busco compreender e fazer as coisas de modo mais respeitoso e esclarecido, minorando a dor.
Das ações familiaristas e sucessórias veio a necessidade da especialização em imóveis, que via de regra integram o patrimônio a ser partilhado entre as pessoas que integram o núcleo familiar, seja interno ou externo, e seus credores. Aqui abro um parêntese para dizer que o Direito Imobiliário é amplo, e pode incluir as difíceis reuniões de condomínio, passando pela regularização imobiliária pela usucapião, adjudicação e correções ao registro.
Por fim, e não menos complexo está o direito da mulher, a luta contra a violência doméstica e a defesa das crianças. Entendo que o homem também é vítima, e mesmo os agressores precisam de atendimento honesto para que cessem as agressões e sejam responsabilizados na medida de seus atos, não além nem aquém.
Recomendo a todos que se dediquem a trabalhar com o que gostam, é gratificante e traz bons resultados a todos!
Fico por aqui no quesito falar de mim.
Dr. Luciana F. Rezende Caldeira